Queda de Cabelo

A queda de cabelo pode apresentar diversas causas: medicamentos, pós-cirúrgicas, gravidez, amamentação, dermatite seborréica (caspa), anemia, diabete, quadros infecciosos e genéticos. Na maior parte das vezes, a queda de cabelo é fisiológica, ou seja, natural durante algum período e portanto, não apresenta implicações importantes, por exemplo, após a gravidez ou estresse cirúrgico ou durante a amamentação. Casos com queda súbita e localizada dos cabelos sugerem alopecia areata, distúrbio genético que geralmente apresenta boa recuperação.

No caso da alopecia androgenética (calvície), às vezes é fácil encontrar algum membro da família com quadro semelhante. Esta alopecia genética apresenta influência hormonal, com padrões clássicos de distribuição para homens e mulheres. Embora ainda não exista cura para a calvície, seu tratamento precoce pode fazer com que o quadro não progrida tão rapidamente. Outras causas menos freqüentes incluem uso de medicações específicas e outros quadros genéticos que devem ser cuidadosamente investigados durante a consulta.

Dicas:
– A caspa pode enfraquecer a raiz do cabelo e ser uma das causas de queda de cabelo. Evite o uso constante de bonés e chapéus. O uso intercalado de xampus específicos geralmente controla o excesso de oleosidade e pode diminuir a queda.
– Não prenda os cabelos após lavá-los nem durma com eles molhados, pois o cabelo se torna quebradiço e pode cair com mais facilidade.
– Alimentação rica em ferro (carne e verduras verde-escuras) ajudam a prevenir anemia, uma das causas de queda de cabelo.
– O uso de tinturas e alisamentos geralmente levam à quebra do fio em diversos comprimentos e não à queda.
– Vitaminas e loções específicas podem auxiliar em alguns casos.
– Procure um médico em casos de queda súbita de cabelo ou com duração maior que 3 meses.