» Dicas

Voltar

Micose

Micoses (tinhas) são muito freqüentes e podem acometer couro cabeludo (mais freqüente em crianças), qualquer área do corpo e unhas (mais freqüentes em adultos e idosos).

As micoses são causadas por fungos e sua manifestação na pele depende do grau da infestação e da imunidade de cada um. Podem ser transmitidas através de objetos contaminados, cães ou outra pessoa infectada. Na maioria dos casos, o diagnóstico das micoses se faz durante a consulta, mas às vezes é necessário exame micológico direto (raspagem) para diferenciar de outras lesões.

O tratamento varia de acordo com a área acometida. Como muitas vezes são necessários antifúngicos orais, o paciente deve colher exames periodicamente e evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento. No caso das onicomicoses (micose das unhas) o tratamento pode levar até 1 ano, dependendo do grau de acometimento da unha. Apesar de parecerem indolentes, as onicomicoses podem servir de porta-de-entrada para outros germes, principalmente em idosos, diabéticos e debilitados, podendo levar a infecções graves e generalizadas.

Dicas:
- Evite compartilhar alicates, tesouras e lixas, pois são objetos capazes de transmitir micose.
- Unhas quebradiças, grossas, amareladas ou esfareladas são sugestivas de onicomicose.
- Micoses em couro cabeludo de crianças podem ser transmitidas por cães ou por outra criança infectada. Somente o exame do dermatologista e o raspado do fungo podem diferenciar tais casos.