» Dicas

Voltar

Acne

A acne se caracteriza pelo aparecimento de cravos e espinhas principalmente no rosto, mas também pode acometer o tórax e as costas. Apesar de ser mais freqüente em adolescentes e apresentar causas genéticas, alguns casos podem aparecer na vida adulta ou perdurar até ela. Nestes casos, é necessário solicitar exames para descartar alterações hormonais associadas, como a Síndrome dos ovários policísticos, que apresenta também aumento de peso e de pêlos e irregularidade menstrual.

Em relação à alimentação, embora se saiba que alimentos ricos em gorduras possam levar ao aumento da produção de sebo em algumas pessoas, não existe nenhuma dieta indicada para a acne. O tratamento da acne varia de acordo com o grau das lesões. Lesões mais leves podem ser tratadas com cremes específicos e antibióticos, enquanto as mais graves podem necessitar do uso da isotretinoína oral por 6 a 8 meses, de acordo com o peso do paciente.

Não importa a idade nem a gravidade das lesões, o tratamento da acne deve ser precoce, a fim de evitar cicatrizes futuras e alterações na auto-estima.

Dicas:
- Lave o rosto com sabonetes específicos 2 vezes ao dia (manhã e noite). Nos dias muito quentes, lave durante o dia somente com água, pois o excesso de lavagens pode aumentar a produção de oleosidade.
- Utilize filtro solares livres de óleo diariamente para evitar manchas além de prevenir o envelhecimento da pele.
- Evite comprar produtos por conta própria, pois além de não serem adequados ao seu tipo de pele, seu uso excessivo pode levar à acne mesmo em adultos.
- Peelings periódicos de cristal e ou associados com ácidos melhoram a textura da pele, clareiam manchas e suavizam as espinhas.
- Alguns tratamentos a laser para acne podem ser efetivos.
- Evite sabonetes abrasivos, pois podem arranhar a pele. Utilize-os no máximo uma vez por semana.
- NUNCA esprema as espinhas nem tente furá-las, pois isso só aumenta a inflamação e as cicatrizes futuras.